BBB e a velha discussão pão e circo…

18 Jan

Começou aquela época do ano que eu me sinto um alien >>> BBB. Realmente é um programa que não chama minha atenção, tenho tantas coisas para ver, ler, fazer… que nem passa pela minha cabeça assistir os mexiricos, baixarias, bebedeiras de uma gente que eu nunca vi mais gorda! Então não vou nem escrever críticas sobre o reality porque não tenho nenhum conhecimento mesmooo sobre ele.

Mas sempre me intrigou o sucesso do programa que me faz lembrar da velha discussão: o público recebe o que gosta ou o que é empurrado a eles com base em preconceitos e achismos?

Ahhhhhhhhhh A mediocridade da TV me irrita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sinceramente, acho que os dois.

É claro, e a programação da tv aberta deixa nitído,  que os empresários do ramo acreditam que não cabe discussão, inteligência, boa música, filmes de contestação e por aí vai na caixa mágica. Por outro lado, você já notou qual é o nível de cultura, em geral, do brasileiro? É sério, você vê pessoas lendo nos Mc Café’s, nos parques, exposições de arte ou fotografia lotadas? Vi tudo isso em Buenos Aires e confesso que estranhei por não estar acostumada a visitar museus lotados. Sempre sou eu e mais 5 ou 7 pessoas ou 20, no máximo, depende do artista.

Conheço muita gente que adora a programação da tv aberta e passa longe do Canal Futura, TV Cultura, Telecine Cult, History Chanel… Opções que, convenhamos, nem todos podem pagar. E essa é a questão, a tv ‘grátis’ deveria ser melhor e não apostar só na “estética da pobreza”, deveria balancear. Quem gosta de BBB, ok. Mas o público descobriria outras opções e o veículo de comunicação mais popular no Brasil poderia contribuir para o nível cultural, ao invés de empurrá-lo cada vez mais ladeira abaixo…

2 Responses to “BBB e a velha discussão pão e circo…”

  1. Rafa January 18, 2012 at 1:12 pm #

    Eu acho que como existe alguma concorrência na televisão aberta , no médio prazo, o publico recebe o que gosta, pois esta é a forma de se fazer dinheiro, se eu colocar algo que o publico não tem interesse meu retorno financeiro será baixo
    O mercado acaba direcionando o que é colocado na televisão. Veja a cultura, que tem os programas mais cultos que nimguem vê.

    Se você olhar uma emissora de televisão como uma empresa , ela tem uma responsabilidade social perante a sociedade, porém não da para fazer milagre, Afinal, não faz sentido gastar muito dinheiro para colocar no ar um produto que não tem demanda e que só vai fazer é dar mais espaço para seus concorrentes, se houvesse demanda relevante para programas cultos eles já estariam no ar.

    Na hora de uma emissora cumprir seu papel social acredito que deva existir maneiras mais eficientes do que colocar no ar um programa que no final nimguem vai vai gostar.

  2. Ítalo H. Alves January 23, 2012 at 3:04 pm #

    Concordo com o post e o comentário acima, contudo acredito que dê para produzir conteúdo de qualidade e de consumo para massa.

Leave a Reply

