A sedução de parecer ser ouvido

5 Oct

Acho que todos nós já percebemos as mudanças direcionadas à – agora- famosa classe C na mídia televisiva .

É a eletricista faz-tudo-toda-poderosa (que, só para variar, conquista o bonitão-rico-bom homem), âncoras de telejornais dando pitaco nas matérias como o seu Agenor na esquina lá de casa, alguns telejornais mais para “showtícia” com intervalos no meio do fato e o famoso “confira o final depois dos comerciais” – Hãa??

Tudo para nos sentirmos “ouvidos”, “retratados”, “mostrados”, “revelados”, “ajudados”, blábláblá…

Mas o que verdadeiramente conseguem é diminuir mais ainda a qualidade de certos telejornais e, claro, criar e alimentar uma ilusão para os telespectadores. Pois, ao final, só trata de mais números na audiência e marcas de shampoo, seguro, carros para vender. Além do bônus da influência no comportamento das pessoas, que, como sabemos, está na base da publicidade bem sucedida.

Recomendo o vídeo Máquina de Felicidade – Democracia = Sociedade de Consumo.

 

Não sou contra o lucro. Não sou socialista. Mas deturpar atividades que têm um próposito social em nome da vantagem econômica não é o caminho.

*Aproveito também para sugerir a maravilhosa matéria do Le Monde Globo muda cobertura para seduzir população carioca

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: