O Mineiro e o queijo >> Doc Imperdível!

30 Sep

Algumas leis em nosso país são absurdas e geram situações ridículas. Por exemplo, recentemente, descobri que o queijo minas só pode ser vendido em Minas Gerais! Como assim?!

Daí parei e refleti – todas as vezes que comi queijo minas orginal, de qualidade, não tinha comprado no supermercado. O saboroso queijo da Serra da Canastra provei porque foi trazido até mim da região. Mas quase sempre compro de pessoas, mineiros ou não, que vendem aqui o que compram de produtores no estado de Minas. É claro que já fui enganada e comi queijos que desconfio terem sido fabricados no Amapá ou no quintal de alguém próximo a minha casa! Tamanha era a perícia do queijeiro.

E eis que o mineiro Helvécio Ratton resolveu investigar e mostrar essa história no documentário ” O Mineiro e o Queijo”.

Ratton demonstra no filme como as grandes empresas de laticínio são beneficiadas em detrimento dos produtores e consumidores. Porque, de acordo com uma lei de 1952, o queijo não pode ser feito com leite cru. Ora , comi a vida inteira esse tipo de queijo e aqui estou.

 

O Doc também ressalta a importância da fabricação do queijo para a cultura da região. Enfim, um ótimo documentário. Vale a pena conferir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: