Movimento: “Eu voto distrital”

10 Sep

O modelo brasileiro de votação para a Câmara dos Deputados faz duas vítimas a cada pleito: a lógica e o eleitor. A lógica porque regras obtusas permitem, por exemplo, que votos dados a um candidato sejam usados para eleger outro. O eleitor porque a ineficiência do processo faz com que, semanas depois de ir às urnas, ele mal se lembre de em quem votou.

A fim de corrigir essas distorções, um grupo de empresários e estudantes de São Paulo está propondo a adoção do voto distrital no Brasil. O modelo parte da divisão do país em distritos (no caso do Brasil, 513 – o mesmo número de cadeiras na Câmara), que elegeriam, cada um, o seu representante.

Os organizadores do movimento “Eu voto distrital” prepararam uma série de simulações sobre como seria o Brasil sob esse novo modelo. Uma delas revela que, se o sistema já estivesse em vigor em 2010, o partido que mais perderia com ele seria o PT – o que explica o fato de a sigla ser, desde já, inimiga número 1 da proposta.

A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz dez motivos pelos quais essa ideia merece o seu apoio. Entre eles estão o barateamento das campanhas, o fim do efeito Tiririca, o enfraquecimento das oligarquias e a diminuição da corrupção. Se ao final da reportagem você também ficar convencido de que o distrital é a melhor opção para o país, basta acessar (http://www.euvotodistrital.org.br/) para assinar a petição que será enviada aos parlamentares em Brasília, propondo a mudança.

Como ficaria a Câmara se o voto distrital já estivesse valendo em 2010?
http://veja.abril.com.br/infograficos/voto-distrital-mapa/

 

Guilherme Lourenço

Advertisements

One Response to “Movimento: “Eu voto distrital””

  1. Guilherme Lourenço (@lourenco_gui) September 22, 2011 at 8:33 am #

    Já estamos com mais de 88 mil assinaturas e muito próximos de batermos nossa meta dos 100 mil. Só na última semana foram mais de 18 mil novas assinaturas. Você divulgou o vídeo, apoiou o movimento e isso contribuiu ainda mais para o crescimento. Hoje trazemos dois eventos para você participar

    #EUVOTODISTRITAL AO VIVO

    Nesta quinta-feia (22/09) haverá uma transmissão ao vivo sobre o voto distrital feita por alguns voluntários de São Paulo e você poderá acompanhar tudo online, não importa aonde estiver. A transmissão começa as 16:00.

    Acesse o link para saber mais: http://www.euvotodistrital.org.br/novidades/transmissao-ao-vivo-do-movimento-euvotodistrital/

    ATO NACIONAL PELO VOTO DISTRITAL

    Neste sábado, apoiadores de todo Brasil farão uma ação coletiva para conseguir mais assinaturas para o movimento. Você pode participar da forma que puder, seja na sua casa, prédio, bairro ou de qualquer outro jeito. Algumas pessoas estão se organizando para um encontro no sábado as 10:00 nas suas respectivas cidades. Você pode se juntar a elas ou marcar o seu próprio encontro.

    Para saber mais sobre como é fácil coletar as assinaturas no sábado, acesse: http://www.euvotodistrital.org.br/eventos/ato-nacional-euvotodistrital/

    ==============================================
    LEMBRETES

    Não se esqueça de seguir o #EuVotoDistrital nas redes sociais:
    Twitter: http://twitter.com/#!/euvotodistrital
    Facebook: http://www.facebook.com/euvotodistrital

    E também acesse nossa caixa de ferramentas para mais ideias de como ajudar o movimento: http://www.euvotodistrital.org.br/mobilize/caixa-de-ferramentas/

    Até mais!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: