Censurar blogueiros — Pegou bem para a Folha de São Paulo?

26 Aug

Muito tenho estudado sobre o papel da imprensa em uma sociedade democrática e o surgimento do jornalismo como a “voz” do cidadão comum. É claro que, da sua origem aos dias atuais, muitos fatores – como a industrialização -contribuíram para modificar a atividade.

Mas atender ao interesse público e defender a liberdade de expressão e informação jamais devem ser esquecidos. Caso não se queira perder a credibilidade e a função primária da profissão junto ao público e aos profissionais da mídia.  

Faço parte de um grupo de jornalistas que se comunica via email diariamente trocando ideias, informação e oportunidades. Há algum tempo recebi um email sobre o blog Falha de São Paulo e sobre a censura feita aos blogueiros responsáveis (irmãos Bocchini) por parte do jornal Folha de São Paulo. O Falha está fora do ar desde o ano passado e ontem li uma notícia na FSP imprensa que o diário não censurou o jornal.

Segundo a empresa, o problema não são as ideias difundidas no blog, mas o uso indevido da marca e do domínio – o que poderia confundir os leitores.  

Ok, proteger sua marca é um direito. No entanto, um jornal visto como moderno, antenado, jovem (algumas das mensagens transmitidas em seus comerciais) calar um blog não pegou nada bem para a sua imagem. Sem contar que,  jornalistas proibindo a liberdade de expressão é um pouco estranho, não?

Novos posts dos irmãos Bocchini podem ser encontrados em Desculpe a nossa falha.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: