Matar 2 coelhos com uma caixa d’água só

28 Jun

Depois de ler muitos clássicos da litaratura universal, minha prioridade agora são os autores contemporâneos. Hoje descobri mais um nome interessante – Michael Kepp. Um americano no Brasil há 28 anos.

Talvez alguns o conheçam porque ele escreve em grandes jornais nacioanais.

eu ser gringo meio brasileiro

 

O cara é muito engraçado e suas crônicas são um pouco como um retrato nosso (dos brasileiros). Mas falam sobre o jeito americano de ser também. Os textos são curtos e a leitura é fácil e convidativa. Com certeza, uma boa opção para um fim de noite.

Tropeços linguísticos:

“Esses tropeços bilíngües são normalmente só embaraçosos. Quando chamo um pequeno roedor invasor de “cagamundo” ou uso um provérbio como “vou matar dois coelhos com uma caixa d’água só”, os brasileiros se divertem, mas me sinto um “débito” mental.”

Como os brasileiros se esquivam dos compromissos:

“Também não consegui me transformar no “homem cordial” -esse que se esquiva de compromissos chatos com um “vamos ver”, “se der”, ou “pode ser”- ou me transformar naquela espécie híbrida -meio malandro, meio diplomata-, que poderíamos chamar de “morde-e-assopra brasiliensis”. Aquela espécie que se comunica com frases como “eu fico devendo” ou “fica para a próxima” para se livrar de uma dívida ou de um compromisso.
Até hoje, o meu traço mais americano é a minha capacidade de encarar pessoas e situações diretamente e, quando necessário, usar a palavra “não”. Quando eu faço isso, os brasileiros dizem que eu sou “objetivo” –eufemismo do homem cordial para “mal educado”.

Sonhando com sotaque

Leave a Reply

